Assim falou Zaratustra - Da virtude dadivosa (Trechos)


Comentários de alguns trechos desse capítulo por um pobre discípulo chamado Poeta do mar.

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Nossa mente voa para o alto: símile ao nosso corpo, símile a elevação. Similares às elevações são os nomes das virtudes.1
 
Assim o corpo atravessa a história, desenvolvendo-se e lutando. E o espirito - o que é para o corpo? Ele é o arauto, o companheiro e eco de suas batalhas e vitorias.2
 
Todos os nomes do bem e mal são símiles: eles não conseguem falar nada, apenas sinalizam. Tolo é quem procura o conhecimento através deles.
 
Dai atenção, meus irmãos, para cada hora em que vosso espirito quiser falar através de formas símiles: pois ali é que tem origem nossa virtude.3
 
Em seguida, vosso corpo é elevado e se ergue; deleitai o espirito com vossa alegria para que ele se faça criador, apreciador, amante e benfeitor de todas as coisas.4
 
Quando vosso coração aumenta o fluxo e se torna amplo e cheio como um rio, torna-se uma benção e um perigo para os habitantes das planícies: ali é que tem origem vossa virtude.5
 
Quando sois exaltados acima do louvor e da censura, vossa vontade passa a comandar todas as coisas como a vontade de um amante: ali é que tem origem a vossa virtude.6
 
Quando desprezais as coisas agradáveis e a cama mole e não podeis fazer sua cama muito longe dos que tem modos delicados: ali é que tem origem a vossa virtude.7
 
Quando almejais uma só vontade e chamais essa dispersão de necessidade de vossa necessidade essencial: ali é que tem origem a vossa virtude.8
 

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1 - A virtude tem como sua grandeza a elevação do ser, sendo a virtude habitada em um ser da mesma grandeza que a elevação do ser.
 
2 - Não negando a existência da metafísica, diz-se que o espirito é uma sombra, um acompanhante indesejado, que ali existe e que ali está, sendo um espelho do homem
 
3 -. A virtude vem não do espírito que acompanha, mas sim de sua manifestação, manifestação de nenhuma forma divina, mas similar ao homem, sendo o espirito um espelho, sua manifestação irá ser espelhada.
 
4 - Há no ser elevado, o amor fati, dando ao seu espirito total compreensão dos fatos, apego e prazer à terra, conhecimento que se estende apenas na elevação do corpo.
 
5 - Quando com pés leves, dança sob a cabeça daqueles que não enxergam acima de si mesmos, ali tem a virtude, e no que lhe concerne, também sua natureza.
 
6 - Vontade não por comando social ou querer ser imposto. fala-se como antes já explicado por Nietzsche, vontade interna de agir, pelo amor que queima seu coração, comandar todas as coisas por amor a elas, comandar à terra por amor a ela.
 
7 - Quando abandonar de vez a comodidade e o fácil, pois como elevar a si mesmo a cavalo?(Veja o último post) quando desistir dos atalhos, quando se elevar a base de marteladas, ai sim, a sua virtude se manifestará pelo seu espirito.
 
8 - Quando assumir de vez o controle de uma apenas vontade, quando aconselhado no começo do livro, que escolhesse apenas uma vontade ou não escolhesse nenhuma, é preferível ser muito de um só, do que ser pouco de vários, tornando-se assim pequenas partes separadas de quebra-cabeças, que nunca irão se encaixar, essa é a virtude habitando o uno, a unicidade do tempo, das coisas, e do espírito.  
 
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