Assim falou Zaratustra - Da virtude dadivosa (Trechos)
Comentários de alguns trechos desse capítulo por um pobre discípulo chamado Poeta do mar.
Nossa mente voa para o alto: símile ao nosso corpo, símile a elevação. Similares às elevações são os nomes das virtudes.1
Assim
o corpo atravessa a história, desenvolvendo-se e lutando. E o espirito -
o que é para o corpo? Ele é o arauto, o companheiro e eco de suas
batalhas e vitorias.2
Todos
os nomes do bem e mal são símiles: eles não conseguem falar nada,
apenas sinalizam. Tolo é quem procura o conhecimento através deles.
Dai
atenção, meus irmãos, para cada hora em que vosso espirito quiser falar
através de formas símiles: pois ali é que tem origem nossa virtude.3
Em
seguida, vosso corpo é elevado e se ergue; deleitai o espirito com
vossa alegria para que ele se faça criador, apreciador, amante e
benfeitor de todas as coisas.4
Quando
vosso coração aumenta o fluxo e se torna amplo e cheio como um rio,
torna-se uma benção e um perigo para os habitantes das planícies: ali é
que tem origem vossa virtude.5
Quando
sois exaltados acima do louvor e da censura, vossa vontade passa a
comandar todas as coisas como a vontade de um amante: ali é que tem
origem a vossa virtude.6
Quando
desprezais as coisas agradáveis e a cama mole e não podeis fazer sua
cama muito longe dos que tem modos delicados: ali é que tem origem a
vossa virtude.7
Quando
almejais uma só vontade e chamais essa dispersão de necessidade de
vossa necessidade essencial: ali é que tem origem a vossa virtude.8
1
- A virtude tem como sua grandeza a elevação do ser, sendo a virtude
habitada em um ser da mesma grandeza que a elevação do ser.
2 -
Não negando a existência da metafísica, diz-se que o espirito é uma
sombra, um acompanhante indesejado, que ali existe e que ali está, sendo
um espelho do homem
3 -. A virtude vem não do espírito que
acompanha, mas sim de sua manifestação, manifestação de nenhuma forma
divina, mas similar ao homem, sendo o espirito um espelho, sua
manifestação irá ser espelhada.
4 - Há no ser elevado, o amor
fati, dando ao seu espirito total compreensão dos fatos, apego e prazer à
terra, conhecimento que se estende apenas na elevação do corpo.
5
- Quando com pés leves, dança sob a cabeça daqueles que não enxergam
acima de si mesmos, ali tem a virtude, e no que lhe concerne, também sua
natureza.
6 - Vontade não por comando social ou querer ser
imposto. fala-se como antes já explicado por Nietzsche, vontade interna
de agir, pelo amor que queima seu coração, comandar todas as coisas por
amor a elas, comandar à terra por amor a ela.
7 - Quando abandonar
de vez a comodidade e o fácil, pois como elevar a si mesmo a cavalo?(Veja o último post) quando desistir dos atalhos, quando se
elevar a base de marteladas, ai sim, a sua virtude se
manifestará pelo seu espirito.
8 - Quando assumir de vez o
controle de uma apenas vontade, quando aconselhado no começo do livro,
que escolhesse apenas uma vontade ou não escolhesse nenhuma, é
preferível ser muito de um só, do que ser pouco de vários, tornando-se
assim pequenas partes separadas de quebra-cabeças, que nunca irão se
encaixar, essa é a virtude habitando o uno, a unicidade do tempo, das
coisas, e do espírito.
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